O atual prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), não compareceu ao primeiro debate entre os candidatos à Prefeitura de Manaus, realizado nesta quinta-feira, 8/8, pela emissora de TV Band Amazonas.
Anteriormente, a assessoria do candidato havia confirmado sua presença, a Coligação Avante Manaus emitiu uma nota justificando a ausência:
“A Band tem tradição e é reconhecida pela realização desses encontros, porém, pelas razões que vamos expor, a Coligação Avante Manaus comunica que o prefeito David Almeida não participará do debate desta noite. Como toda a população sabe, os demais candidatos a prefeito de Manaus não vêm debatendo os problemas da cidade e nem apresentando propostas, tanto que apenas a nossa Coligação já registrou o seu plano de governo. O que existe de forma articulada e sistemática é uma associação de mentiras, ataques e fake news contra o prefeito David e sua gestão. Acreditamos que a democracia exige debates sobre problemas reais, respeito aos demais candidatos e respeito ao eleitor. O que se desenha para este debate é o contrário disso. Portanto, decidimos nos ausentar em respeito à democracia e ao eleitor manauara”, declara a nota oficial.
Os candidatos Amom Mandel (Cidadania), Alberto Neto (PL), Marcelo Ramos (PT) e Roberto Cidade (União Brasil) participam do debate. Marcelo Ramos criticou a ausência de Almeida, chamando-a de “um ato de desamor com a população e lamentável,” enquanto Alberto Neto classificou o prefeito como “fujão,” acusando-o de cumprir apenas 30% de suas promessas de campanha.
Estratégia
A decisão de não participar de debates é uma estratégia comum entre candidatos que lideram as disputas eleitorais, especialmente aqueles que buscam reeleição. A lógica por trás dessa tática é evitar que o candidato seja alvo de críticas por parte dos adversários, minimizando o risco de uma exposição negativa na mídia.
O prejuízo de uma ausência calculada pode ser menor do que os danos potenciais de um confronto direto, principalmente no início da campanha.
+ There are no comments
Add yours