Eleições 2024: TRE-AM terá comitê 24h para combater fake news

Estimated read time 2 min read

O Comitê de Combate à Desinformação (CCD) contará com uma equipe de 15 a 20 servidores especializados, aptos a receber denúncias de fake news e desinformação sobre candidatos durante o pleito eleitoral de 2024. A sala, localizada na sede do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), funcionará 24 horas por dia.

O presidente da Corte, desembargador João Simões, afirmou que a equipe dará celeridade aos julgamentos e investigações judiciais eleitorais durante o período das eleições. “Para atender de forma mais célere e segura esses possíveis ataques à honra dos candidatos e ao processo eleitoral de forma geral, este comitê funcionará 24 horas, todos os dias da semana”, afirmou Simões.

O Ministério Público Eleitoral também atuará em conjunto no comitê, conforme explicado pelo Procurador Regional Eleitoral, Rafael da Silva Rocha. Ele destacou a importância de ajuizar representações para remover rapidamente conteúdos falsos e mencionou um trabalho secreto de investigação criminal para combater a contratação de pessoas que disseminam desinformação. “Quem financia a disseminação de informações falsas comete crime e pode ser preso, assim como as pessoas contratadas para prestar esse serviço”, declarou Rocha.

Além disso, o CCD também atuará na identificação de fake news criadas com inteligência artificial.

Júlio Gadelha http://ovies.com.br

Estudante de Jornalismo graduado em Marketing: Explorando o caminho brasileiro da Democracia e da Política.

Leia também

Mais do autor

+ There are no comments

Add yours