Logo após a votação no Congresso que derrubou vetos presidenciais ao Marco Regulatório da Energia Offshore, o deputado federal André Janones (Avante-MG) gravou um vídeo em tom de denúncia: afirmou que a oposição, especialmente o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG), teria articulado um aumento nas tarifas de energia elétrica que poderá impactar os brasileiros até 2050.
“Pessoal, confirmado, energia elétrica mais cara para todos os brasileiros. Saindo aqui agora do pário da Câmara dos Deputados, e agora é oficial: o deputado Nikolas Ferreira, junto com a oposição, conseguiu articular um aumento na conta de energia para todo o povo brasileiro”, declarou Janones nas redes sociais.
A fala, no entanto, gerou controvérsia. Ao contrário do que sugeriu em seu vídeo, Janones foi um dos parlamentares que votaram a favor da derrubada dos vetos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), medida essa que, segundo especialistas, poderá encarecer as tarifas de energia.
Já o deputado Nikolas Ferreira, citado nominalmente por Janones, votou contra a derrubada. O parlamentar bolsonarista, contudo, reconheceu que houve um erro e afirmou, em nota, que seu voto contrário foi registrado por engano, devido a uma “falha material no preenchimento da cédula”.
Questionado sobre seu próprio posicionamento, Janones justificou a decisão alegando que seguiu a orientação da liderança do governo. “Votei pela derrubada para preservar outros vetos importantes para o país. Reforço que a minha atuação parlamentar acompanha as deliberações da liderança de governo, que tragam benefícios para a população brasileira, principalmente os mais vulneráveis”, declarou.
A votação, realizada na última terça-feira (17), rejeitou trechos vetados pelo presidente Lula no novo marco regulatório da geração de energia elétrica em alto-mar. A proposta, defendida por parte do Congresso, prevê incentivos à atividade, mas também críticas quanto ao impacto financeiro para os consumidores.
Com informações do Infomoney.