Após anos de paralisação e incertezas, as obras da nova ponte sobre o Rio Curuçá, localizada na rodovia BR-319, seguem em ritmo acelerado e têm previsão de conclusão para setembro de 2025. A estrutura é considerada uma das mais importantes para restabelecer a conexão terrestre entre Manaus (AM) e Porto Velho (RO), sendo estratégica para a logística e o desenvolvimento da região Norte.
A segunda ponte, sobre o rio Autaz Mirim, deverá ser inaugurada em novembro. E a terceira notícia é que, finalmente, já foi fechada a licitação e a BR-319 começa a receber asfalto no final deste mês.
O anúncio foi feito pelo senador Eduardo Braga (MDB) aproveitou o domingo (18) para ir até o km 23 da rodovia, onde a nova ponta está sendo reconstruída – desabou no dia 28 de setembro de 2022, deixando mortos e desaparecidos. A ponte sobre o rio Autaz Mirim, que desabou dez dias depois, em 8 de outubro. No total, a reconstrução das duas pontes está orçada em R$ 50 milhões.
Com uma comitiva formada por prefeitos da região, diretor do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Orlando Machado, deputado federal Saullo Vianna (União) e por equipes de jornalistas de Manaus, o senador Eduardo Braga embarcou às 08h24, sob um forte temporal, em uma lancha a jato no porto do Ceasa, que se deslocou até o terminal hidroviário do Careiro da Várzea. De lá, a comitiva seguiu em três ônibus até à ponte, onde Braga e Orlando Machado explicaram a passo a passo a reconstrução da ponte.
Dnit
Segundo informações do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), a construção da nova ponte já atingiu 75% de execução. Os trabalhos se intensificaram com a chegada do período de estiagem na Amazônia, que favorece a produtividade nos canteiros de obras. Atualmente, cerca de 35 funcionários atuam diariamente na montagem da superestrutura, que inclui vigas metálicas e pré-lajes.
Com a frente de trabalho se expandindo para o outro lado do rio, novas equipes devem ser integradas ao projeto. A fase mais desafiadora, relacionada às fundações e testes de integridade da estrutura, já foi concluída com sucesso.
A nova ponte terá 150 metros de extensão, capacidade para suportar veículos de até 45 toneladas e uma vida útil estimada em 50 anos, desde que receba manutenção adequada.
A BR-319 é uma das principais ligações rodoviárias entre o Norte e o restante do país, e sua recuperação é uma demanda antiga de lideranças políticas, empresariais e comunitárias. A conclusão da ponte sobre o Rio Curuçá representa um passo importante no processo de reestruturação da rodovia, essencial para garantir mobilidade, integração regional e crescimento econômico sustentável na Amazônia.