O pré-candidato ao Senado, Marcelo Ramos (PT), respondeu com críticas duras à pré-candidata ao governo do Amazonas, Maria do Carmo (PL), após a liderança bolsonarista questionar a visita da primeira-dama, Janja Lula, à Manaus, na última quarta-feira (20). As declarações foram feitas em vídeo publicado nas redes sociais por Ramos.
Ele qualificou o posicionamento de Maria do Carmo como “deselegante” e “debochado”, chamando de completamente inadequada a postura de quem almeja governar o estado. Ramos aproveitou ainda para destacar o descompasso na compreensão da estrutura federativa contida na Constituição.
Constituição e responsabilidades federativas
No vídeo de pouco mais de dois minutos, o pré-candidato explicou que saúde básica, creches, segurança pública e hospitais públicos são atribuições municipais e estaduais — enquanto programas como Fies e Prouni são responsabilidade exclusiva do governo federal. “Esses programas sustentam a instituição da qual a senhora é dona. E quem os criou foi o presidente Lula”, afirmou Ramos, sugerindo que a pré-candidata deveria demonstrar mais gratidão à atuação federal.
Alianças reveladoras
Ao fechar o discurso, Marcelo Ramos criticou as alianças políticas de Maria do Carmo, citando seus vínculos com Alfredo Nascimento (presidente estadual do PL) e Valdemar Costa Neto (presidente nacional da legenda). “A senhora é tudo, menos um instrumento de combate à velha política e mudança no Amazonas”, afirmou Ramos. Ele finalizou sua fala com uma mensagem de seriedade: “Eu optei por não entrar no mesmo tipo de debate que a senhora, mas por falar sério — porque o que importa ao povo do estado do Amazonas merece ser tratado com absoluta seriedade.”
anja esteve em Manaus para participar de eventos ligados à Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2025 (COP30). Ao lado do embaixador André Corrêa do Lago, presidente da COP30 no Brasil, a primeira-dama integrou a programação do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável.
O que disse Maria do Carmo
Janja esteve em Manaus para participar de eventos ligados à Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2025 (COP30). Ao lado do embaixador André Corrêa do Lago, presidente da COP30 no Brasil, a primeira-dama integrou a programação do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável.
Apesar do caráter oficial da visita, Maria do Carmo utilizou suas redes sociais para criticar a presença da primeira-dama. Em vídeo de quase três minutos publicado no Instagram, afirmou:
“Os seus amigos representantes da velha política, que se acham donos de tudo e de todos, estão com os dias contados. Quem está dizendo isso não sou eu, não: é a maioria das pessoas, que não aguenta mais tanta mentira, tanta corrupção, tanta falta de gestão. É isso, Janja. Da próxima vez que vier, separa um tempinho para ver o mundo real. Ele precisa de muita ajuda, e não de muitos likes. Menos fantasia e mais empatia. O povo merece”, declarou.
No vídeo, a pré-candidata reforçou as críticas à primeira-dama, afirmando que Janja “prefere viajar ao exterior, com as mordomias proporcionadas pela esquerda”, em vez de conhecer de perto a realidade do Amazonas.
Com informações do AM1.