Lula inaugura Centro Policial da Amazônia em Manaus com presença de David e Omar, e ausência de Wilson Lima

Sem a presença do governador Wilson Lima (União), o presidente Lula (PT) inaugurou, nesta terça-feira (9), o Centro de Cooperação Policial Internacional da Amazônia, em Manaus. A solenidade contou com a participação do prefeito da capital, David Almeida (Avante), e do senador Omar Aziz (PSD-AM).

De acordo com informações oficiais do governo estadual, a ausência de Wilson Lima se deve a compromissos de agenda no interior do estado. No entanto, nos bastidores, a ausência foi interpretada como mais um indicativo do distanciamento político entre o governador e o governo federal, além de evidenciar sua aproximação com setores ligados à direita e ao ex-presidente Jair Bolsonaro.

A visita de Lula à capital amazonense também tem um pano de fundo político. Segundo aliados, a cerimônia fortalece a imagem do senador Omar Aziz no campo da segurança pública, uma área em que o ex-governador já teve forte aprovação popular durante sua gestão no Executivo estadual, há mais de uma década.

Atualmente com alta rejeição em Manaus, Aziz busca reconstruir sua imagem com foco nas eleições de 2026. Ao lado de Lula em uma agenda voltada à segurança e à integração internacional no combate ao crime na Amazônia, o senador tenta reposicionar-se como nome viável para disputar novamente o governo do estado.

O Centro de Cooperação Policial Internacional da Amazônia tem como objetivo integrar esforços entre os nove países da região amazônica e os nove estados brasileiros da Amazônia Legal no enfrentamento a crimes como tráfico de drogas, armas, pessoas e crimes ambientais.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *