O presidente da Argentina, Javier Milei, anunciou nesta terça-feira (10) que seu governo está preparando uma grande reforma tributária para reduzir em 90% o número de impostos nacionais.
“Minha equipe está concluindo uma reforma estrutural que vai cortar 90% dos impostos nacionais e devolver às províncias a autonomia tributária que nunca deveriam ter perdido”, explicou o líder libertário.
Milei também afirmou que espera, no próximo ano, uma “verdadeira competição fiscal entre as províncias”. Segundo ele, isso incentivaria as regiões a disputarem investimentos, o que é uma prioridade do seu governo.
Mesmo com 2025 sendo um ano eleitoral na Argentina, quando parte do Legislativo será renovada, o presidente garantiu que não recorrerá a uma política fiscal e monetária expansiva.
“Vamos manter nosso programa de ajuste para reduzir impostos e devolver recursos ao setor privado. Além disso, vamos propor uma agenda de reformas profundas”, assegurou Milei.
Entre as reformas previstas, ele mencionou mudanças na previdência, nas leis trabalhistas, de segurança nacional, no código penal e na política.
Milei também destacou o interesse do seu governo em avançar na pesquisa de novas tecnologias relacionadas a pequenos reatores nucleares.
“O aumento da demanda por energia, impulsionado pela inteligência artificial, vai provocar no mundo um renascimento da energia nuclear, após décadas de queda. E a Argentina não ficará para trás”, concluiu.