Nove radares metereológicos serão instalados para prevenção de desastres durante chuvas em Manaus

Novos radares metereológicos serão instalados em 9 zonas para prevenir desastres causados pelas chuvas em Manaus. O anúncio foi feito pelo prefeito David Almeida (Avante), nesta quinta-feira (20), como parte das medidas para minimizar os riscos de ocorrências e garantir a segurança da população, destacou a Onda Digital.

“A prefeitura já adquiriu 9 estações metereológicas. A primeira já está sendo instalada, daqui a duas semanas já começará a funcionar na zona Oeste. Nós vamos colocar em 9 zonas da cidade, as nossas estações metereológicas”, garantiu David Almeida.

Em seguida, o prefeito explicou como funcionarão os radares. Ele afirmou que a capital amazonense já possui duas estações responsáveis por dar a previsilidade das chuvas, no entanto, a leitura é feita por satélite e as informações não são precisas.

“Ele é bem mais preciso. Ele vai dar a quantidade e o local onde vai acontecer. Pelo que a gente sabe, só São Paulo que tem esse aparelho. Já faz parte do investimento da prefeitura. Custa um pouco mais caro que um viaduto, mas é necessário”, detalhou.

Segundo o prefeito, será um radar da banda S, que dará informações de até 400km. O investimento, será de R$ 40 a R$ 50 milhões.

“Esse radar te dá com até 3h de antecedência. A gente tem como saber e vamos nos antecipar e avisar. Já temos um plano municipal de contigência e essas pessoas poderam se abrigar em locais que já temos estabelecidos. Tudo isso vai otimizar o nosso trabalho para diminuir esses eventos causados na chuva. Tem o serviço que a Anatel vai implantar a partir de junho. Com essa tecnologia, vamos passar a mensagem para todos os que moram nessas áreas”.

Áreas de risco

Ainda de acordo com o prefeito David Almeida, Manaus é a cidade com maior número de áreas de risco.

“São 52 mil moradias que estão mapeadas que estão mapeadas em 1,6 mil áreas que têm problema de habitação”, disse ele.

Com informações da Onda Digital.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *