O senador Eduardo Braga (MDB) reacendeu uma antiga polêmica envolvendo a BR-319 — rodovia federal que liga Manaus (AM) a Porto Velho (RO) — ao afirmar que o asfaltamento da via não ocorreu porque o ex-ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento (PL), “disse não” à obra, a época.
A declaração foi feita durante entrevista ao podcast Sim & Não, do jornal A Crítica, na qual Braga comentou os desafios enfrentados durante seu período como governador do Amazonas e apontou responsabilidades. Segundo ele, apesar de o estado ter assumido obras como as BRs 317 e 307, a recuperação da BR-319 ficou travada no governo federal por decisão do então ministro.
“Recuperamos a BR-317, entre Boca do Acre e o Acre; e a BR-307, entre Atalaia do Norte e Benjamin Constant. Mas a BR-319 não avançou porque Alfredo Nascimento disse que o Ministério dos Transportes iria fazer. O licenciamento ambiental não saiu. Foi uma decisão dele, não minha”, disse Braga.
A resposta de Alfredo Nascimento veio em tom duro. O ex-senador e ex-ministro acusou Braga de mentir, afirmando que o senador quis “enfraquecê-lo politicamente” e que sugeriu a construção de uma ferrovia ao invés de recuperar a BR-319.
“Como um governador do estado vai fazer uma rodovia federal? Ele não tinha nenhum interesse pela BR-319. Para de mentir, que coisa feia. Você disse que agora estão juntos e mais fortes para a construção da BR-319. Sabe de quem é o ministério responsável pela obra é do MDB… Você tem toda a chance de fazer, você designou o diretor o nacional e o superintendente do Dnit, órgão responsável pela execução da obra”, revelou em vídeo.
Nascimento ironizou ainda que Braga foi governador por 8 anos, senador por 16 anos e agora encontrou a solução para tudo e ainda relembrou que o senador quando foi ministro de Minas Energia criou a bandeira tarifária, alegando que seria “melhor para o povo, sendo bom apenas para o próprio ex-ministro e os donos das concessionárias elétricas”.
“Agora no mês que vem que volta a bandeira amarela, lembre-se que o culpado disso é o Eduardo Braga”, alfinetou.
A BR-319 continua sendo um dos temas mais sensíveis da política amazonense e nacional, unindo interesses estratégicos, ambientais e eleitorais. O confronto entre os dois ex-aliados evidencia o início da disputa narrativa que deve se intensificar no cenário pré-eleitoral de 2026.