Alberto Neto diz que está à disposição do PL para disputar vaga de senador

O deputado federal Capitão Alberto Neto (PL) afirmou estar à disposição do Partido Liberal (PL) para ser candidato ao Senado Federal em 2026, negando ter conhecimento de tratativas entre seu partido, o PL, e o União Brasil, comandando no Amazonas pelo governador Wilson Lima.

“Como parlamentar eleito no Amazonas pelo PL e presidente do PL Manaus, o deputado segue à disposição do Partido Liberal e do presidente Bolsonaro para as missões que forem dadas, sempre em defesa da democracia e do Brasil. […] Referente às tratativas do PL Amazonas com o governador Wilson Lima, não existe participação do parlamentar neste processo, e o mesmo não tem nenhum outro tipo de relação com o atual governo do estado”, diz a nota.

Em 2026, o Partido Liberal (PL) deverá lançar candidatos ao Senado em todos os estados do país, buscando conquistar a maioria das cadeiras. “A meta é formar a maior bancada de senadores da direita, para enfrentar os avanços do STF na política, principalmente do ministro Alexandre de Moraes”, afirmou a legenda.

Caso Alberto Neto decida disputar uma das duas vagas reservadas ao Amazonas no Senado em 2026, terá que enfrentar Wilson Lima (UB) e outro nome forte no estado, o senador Eduardo Braga (MDB), que deverá buscar a reeleição para seu terceiro mandato. Além disso, ele pode enfrentar um antigo adversário: Coronel Menezes (PP), expulso do PL Manaus após desavenças internas.

Outro ponto a ser destacado é a possibilidade de Alberto Neto perder a eleição e ficar sem nenhum cargo político, já que, para disputar o Senado, ele precisará renunciar à sua candidatura à reeleição como deputado federal. Isso ocorre porque ambas as posições são disputadas no mesmo pleito, deixando-o sem uma alternativa caso não consiga a vaga no Senado.

Sobre sua declaração de não possuir vínculo com o governador Wilson Lima, a fala do deputado remonta ao período da campanha eleitoral de 2024, especialmente, no segundo turno. Na ocasião, Alberto Neto, candidato escolhido por Bolsonaro (PL) para disputar a Prefeitura de Manaus, declarou que não queria alianças com o governador ou seu grupo político.

Contudo, ele acabou recebendo apoio de todos os aliados de Wilson Lima, com exceção de seu então adversário, o deputado estadual Roberto Cidade (UB), e do próprio governador.

Vale lembrar que na última quarta-feira (8), nas primeiras horas do dia, o vice-presidente do PL Manaus, deputado estadual Delegado Péricles, afirmou em um veículo de comunicação que Alberto Neto disputará vaga no Senado; mas até a eleição de 2026, muitas mudanças podem ocorrer.

Com informações do Amazonas1.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *