Vereadores da base do prefeito de Manaus se articularam para derrubar a proposta
Na luta pela transparência, o vereador Rodrigo Guedes (Progressistas) cobrou explicações da Prefeitura de Manaus sobre os gastos dos empréstimos feitos na gestão do Prefeito David Almeida desde 2021, porém, os vereadores aliados ao Prefeito se articularam para derrubar a proposta.
Com um novo pedido de empréstimo da Prefeitura de Manaus batendo na porta da Câmara Municipal de Manaus (CMM), Rodrigo Guedes apresentou o requerimento 998/25 que solicitava uma prestação de contas dos empréstimos contraídos durante a gestão do Prefeito David Almeida e como foram utilizados os valores referentes aos demais empréstimos aprovados pela CMM, considerando a falta de transparência do Poder Executivo.
Desde 2021, o Prefeito David Almeida já realizou quatro empréstimos financeiros que totalizam R$ 1,8 bilhão aos cofres públicos, agora o Prefeito planeja solicitar mais um empréstimo de R$ 2 bilhões. O que motivou o requerimento de Guedes foi a ausência de obras que estavam nas justificativas de empréstimos anteriores, mas não foram realizadas até o momento pelo Executivo, porém, a proposta foi rejeitada pela maioria dos vereadores, apenas os vereadores Rodrigo Guedes, Saimon Bessa, Sargento Salazar, José Ricardo, Rodrigo Sá votaram a favor do requerimento.
“Não podemos, simplesmente, dá um cheque em branco para o Prefeito de Manaus fazer o que bem entende com o dinheiro público, é inaceitável que a Câmara Municipal concorde com o endividamento da Prefeitura de Manaus e pior, sem nenhuma transparência e sem nenhum resultado”, declarou.