O prefeito reeleito de Manaus, David Almeida, e o vice-prefeito Renato Frota Magalhães Junior, tomaram posse nesta quarta-feira (1º/01), em uma cerimônia realizada no histórico Teatro Amazonas, zona centro-sul de Manaus. O evento, que empossou também os 41 vereadores eleitos para a 19ª Legislatura (2025-2028), contou com a presença de autoridades locais, incluindo lideranças políticas, representantes do Judiciário e empresários, simbolizando o início de mais um ciclo de desafios e conquistas para a capital amazonense.
A cerimônia também foi um marco pessoal para David Almeida que, pela primeira vez, esteve acompanhado da primeira-dama Izabelle Fontenelle, sua filha Fernanda Aryel e sua netinha Helena Rosa, reforçando a presença e o apoio da família na nova gestão.
“Hoje, celebramos não apenas a renovação de um mandato, mas o início de um novo ciclo de superação e trabalho. Manaus está no centro das nossas vidas e dos nossos esforços e minha meta é fazer mais do que fizemos no primeiro mandato. Agora, com o suporte de um time forte e a união de forças, estamos prontos para vencer novos desafios”, declarou o chefe do Executivo municipal, David Almeida.
Em seu discurso, David Almeida reafirmou o compromisso de sua gestão com a superação dos resultados obtidos nos primeiros quatro anos, que foram marcados por adversidades, mas também por conquistas históricas. “Realizamos entregas que transformaram a vida das pessoas, mesmo enfrentando grandes dificuldades. Agora, temos um desafio maior: fazer mais e melhor. Não esperem menos de nós neste segundo mandato. Nossa meta é transformar Manaus ainda mais e colocar a nossa cidade como referência para o Brasil”, afirmou o prefeito.
Segurança pública municipal
Entre os destaques do plano de ação para os primeiros 100 dias está o reforço da segurança pública municipal. Até o final de 2025, a Guarda Municipal contará com 350 novos agentes, sendo 230 já empossados em 2 de fevereiro deste ano. Os guardas irão atuar na segurança dos terminais de transporte, no centro da cidade, e em outras áreas estratégicas, contribuindo diretamente para a sensação de segurança da população.
“Sabemos que a segurança pública é o maior desafio enfrentado pela nossa cidade. Não vamos nos esquivar dessa responsabilidade. Estamos ampliando nosso efetivo e fortalecendo a presença da Guarda Municipal, porque entendemos que essa é também a nossa contribuição para resolver esse problema tão urgente para os manauaras”, declarou David Almeida.
Infraestrutura e mobilidade urbana
Outro ponto de destaque no segundo mandato é a infraestrutura. David Almeida anunciou a continuidade de obras importantes, como o complexo viário Rei Pelé, com previsão de entrega até abril de 2025. Além disso, o prefeito também enfatizou a meta de superar o número de ruas asfaltadas no primeiro mandato, que enfrentou atrasos devido à lentidão em aprovações legislativas.
“Enfrentamos dificuldades que atrasaram nossas metas, como a demora de sete meses para aprovar uma simples mudança legislativa. Isso atrasou o asfalto de milhares de ruas e, consequentemente, impactou a vida das pessoas. No entanto, seguimos firmes e, agora, vamos intensificar os trabalhos para superar essas barreiras e entregar resultados ainda maiores”, garantiu o prefeito.
O vice-prefeito e novo titular da Secretaria de Infraestrutura (Seminf) e do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), Renato Junior, destacou o compromisso de sua pasta com eficiência e transparência. “Recebo com alegria o desafio de continuar o trabalho na Seminf e agora também comandar o IMMU. Nosso foco será auditar contratos, revisar o sistema de bilhetagem e implementar melhorias no transporte público para reduzir custos e aumentar a eficiência do sistema. Seguiremos o comando do prefeito David Almeida e trabalharemos para atender as necessidades da população com muito trabalho e dedicação”, afirmou o vice-prefeito.
Gestão transparente e participativa
David Almeida também destacou que a gestão será pautada pela transparência, com auditorias em contratos estratégicos e uma fiscalização rigorosa das secretarias. O objetivo é assegurar que os recursos públicos sejam aplicados de forma eficiente e que os projetos prioritários atendam às reais necessidades da população.
Superação e união para o futuro de Manaus
Ao final da cerimônia, o prefeito reafirmou sua crença no trabalho coletivo e na importância de uma gestão que não deixa ninguém para trás. “Levamos nossos aliados e guerreiros conosco, porque sabemos que a união faz a diferença. Manaus já mostrou que pode avançar e, com o apoio de todos, vamos construir uma cidade ainda melhor, com mais segurança, mobilidade, infraestrutura e qualidade de vida para todos”, concluiu.