As falas do senador pelo Amazonas foram proferidas após a notícia de que chineses vão explorar urânio no Amazonas
O senador pelo Amazonas, Plínio Valério (PSDB), subiu o tom após a veiculação da mídia nacional de que chineses vão explorar urânio em terras do Amazonas. O senador lembrou que nada que possa ser a salvação da pobreza extrema de nosso povo da Amazônia pode ser explorado.
“Explorar potássio não pode. Gás também não. De repente explorar urânio pode porque são os chineses camaradas do PT. Isso numa mina localizada na porta de Manaus e outras cidades rodeadas de índios”, comentou em suas redes sociais.
O assunto ganhou repercussão após a veiculação de que a estatal chinesa China Nonferrous Trade (CNT) “ganhou” o direito para explorar uma das maiores reservas de urânio do Brasil, localizada no município Presidente Figueiredo, a 125 km de Manaus.
A operação, realizada nesta semana e avaliada em R$ 2 bilhões, foi classificada pelo parlamentar como uma afronta à soberania nacional e uma violação da Constituição, que garante à União o monopólio da exploração do urânio. Ele salientou ainda que vai entrar com medida judicial para proibir essa exploração.