Marina Silva chega a Manaus escoltada pela PF em meio a críticas pela BR-319

A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, desembarcou em Manaus nesta segunda-feira (21), sob escolta da Polícia Federal, para participar do 8º Congresso Internacional de Educação Ambiental dos Países e Comunidades de Língua Portuguesa, evento que integra a agenda preparatória da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), marcada para novembro deste ano em Belém (PA).

O congresso será realizado na Fundação Matias Machline, localizada no Distrito Industrial 1, Zona Sul da capital amazonense. A escolha de Manaus como sede do evento partiu da ministra que participa da programação do Congresso Internacional sobre a COP 30, evento que discute os preparativos do Brasil para sediar a conferência climática da ONU em 2025, em Belém (PA).

Escolta

Desde outubro de 2023, a Polícia Federal conta com a Diretoria de Proteção à Pessoa (DPP), responsável pela segurança de ministros, além do presidente e vice-presidente da República. A nova diretoria atua em parceria com o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) e tem entre suas atribuições coordenar escoltas em deslocamentos nacionais e internacionais, além de garantir a integridade de autoridades em eventos públicos.

A medida também reflete o aumento da pressão política em torno da ministra, que se tornou alvo de duras críticas por parte de parlamentares e lideranças da região Norte, insatisfeitos com a demora na liberação da pavimentação da BR-319 — rodovia estratégica que liga Manaus a Porto Velho. A tensão em torno do tema tem se intensificado, e interlocutores do governo não descartam riscos à segurança da titular da pasta ambiental.

A viagem da ministra ocorre em paralelo aos preparativos para o Congresso Internacional de Educação Ambiental, que será realizado em Manaus em 2025. O evento deve reunir especialistas de diversos países para debater temas sensíveis à região amazônica, como desenvolvimento sustentável, conservação ambiental e infraestrutura. A BR-319, mais uma vez, promete ocupar espaço central nas discussões.

Com informações do AM1.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *