A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado aprovou nesta terça-feira (5) a autorização para que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) possa contratar empréstimo de US$ 750 milhões junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A operação tem foco no fortalecimento de pequenos empreendedores da Amazônia, com crédito facilitado para micro, pequenas e médias empresas (MPMEs), destacou a Agência Senado.
A iniciativa foi relatada pelo senador Eduardo Braga (MDB-AM), um dos principais articuladores da proposta. O relatório foi lido na CAE pelo também senador Omar Aziz (PSD-AM), que reforçou a importância da medida para corrigir desigualdades históricas no acesso a recursos federais na região.
“Se vocês levantarem os empréstimos feitos pelo BNDES para as regiões Sul e Sudeste, comparados com o Norte, Nordeste e Centro-Oeste, vão se surpreender com a desproporcionalidade absurda. A Amazônia sofre muito com isso”, alertou Omar.
A matéria, agora aprovada na CAE, segue com urgência para o Plenário do Senado. A expectativa é que o aval da União à operação de crédito seja confirmado ainda esta semana.
O empréstimo terá prazo de pagamento de até 25 anos, com carência de cinco anos e seis meses. Além de fomentar a economia regional, a medida visa promover o desenvolvimento sustentável e a geração de empregos na Amazônia, uma das regiões mais afetadas pela falta de acesso a crédito estruturado.