O senador Eduardo Braga (MDB-AM) confirmou, nesta segunda-feira (18), que será candidato à reeleição ao Senado em 2026. O anúncio foi feito durante entrevista ao programa da TV Norte Amazonas, após ser questionado sobre o veto do presidente Lula à sua emenda, ocorrido dias atrás. Foi a primeira vez que o parlamentar declarou publicamente sua intenção de disputar um novo mandato apesar de várias especulações da imprensa local.
na ocasião, Braga voltou a criticar a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, pelo veto relacionado as obras de recuperação da rodovia federal BR-319, que liga Manaus (AM) a Porto Velho (RO).
“Lamentavelmente, mais uma vez, Marina Silva conseguiu prejudicar o Amazonas com esse veto. Mas Deus é Pai. Tanto eu quanto o Omar, quanto a nossa bancada, toda, estamos unidos trabalhando para derrubar esse veto. E esta é uma das razões pelas quais me coloco como pré-candidato ao Senado: porque o Amazonas precisa da BR-319. Acho que a minha presença no Senado é uma garantia de que teremos uma voz forte e experiente, lutando a favor da BR-319”, afirmou.
Desde o ano passado, o senador tem intensificado sua aproximação com lideranças locais, como o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), e demais autoridades do interior do Amazonas. A movimentação é vista como parte da estratégia para ampliar sua base eleitoral em todo o estado.