Durante sessão plenária da Câmara Municipal de Manaus (CMM), nesta terça-feira (21), o vereador Zé Ricardo (PT) criticou a gestão do governador Wilson Lima (União) na área da saúde pública do Amazonas.
Segundo o parlamentar, o estado “não está seguindo o caminho adequado” e precisa de maior investimento no sistema público de saúde, em vez de ampliar processos de privatização e terceirização.
“A questão maior é a entrega de hospitais, que precisariam ser ampliados, mas que agora estão sendo repassados para o setor privado, além de não estarem sendo construídos hospitais novos. Essa é a grande demanda. Entre os grandes problemas que a população enfrenta, está o problema do atendimento especializado”, declarou Zé Ricardo em discurso na CMM.
O pronunciamento do vereador ocorre pouco depois de o governador Wilson Lima ter adjudicado ao Instituto de Desenvolvimento, Ensino e Assistência à Saúde (Ideas) a gestão do Complexo Hospitalar Leste, que reúne o Hospital e Pronto-Socorro João Lúcio e o Hospital e Pronto-Socorro da Criança (HPSC) Zona Leste. O contrato, válido por 60 meses, tem valor estimado em R$ 1,969 bilhão.
A formalização ocorreu por meio da Portaria nº 850/2025-GAB/SES/AM, de 25 de setembro de 2025, que homologou o resultado do chamamento CP 02/2025 e adjudicou o contrato à organização social.
Conforme reportagem do Portal ND+ e material exibido pelo programa Domingo Espetacular, repercutido pelo Portal AM1, o Ideas é citado em denúncias de mortes de bebês em uma unidade hospitalar de Santa Catarina, por suposta negligência no atendimento. A instituição já administra mais de 20 unidades de saúde no país. As denúncias levaram familiares das vítimas a cobrar responsabilização e apuração dos fatos.