Cursos de Medicina da Nilton Lins e da Fametro são tidos como insatisfatórios pelo MEC

As duas universidades do Amazonas receberam o conceito 1, o mais baixo pelo Enamed. Dado foi divulgado nesta segunda-feira (19)

A Universidade Nilton Lins e o Centro Universitário CEUNI – Fametro receberam conceito 1, o mais baixo do Enamed (Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica), divulgado nesta segunda-feira (19/01). O resultado classifica os cursos de Medicina das duas instituições como insatisfatórios, segundo critérios do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).

Na Fametro, 222 estudantes foram inscritos no exame, dos quais 216 participaram da avaliação. Entre os concluintes que realizaram a prova, 84 obtiveram desempenho igual ou acima do nível de proficiência, o que corresponde a 38,9% dos participantes. Com esse resultado, o curso foi enquadrado na faixa de conceito 1.

A Universidade Nilton Lins teve 142 universitários inscritos, com 141 participantes. Desses, 55 alcançaram desempenho igual ou superior à proficiência, representando 39% dos avaliados, índice que também resultou no conceito 1.

O Enamed é aplicado anualmente para medir o desempenho dos estudantes de Medicina e a qualidade do ensino ofertado pelas instituições. Nesta edição, 351 cursos foram avaliados em todo o país, e 107 receberam conceitos 1 ou 2 — faixa considerada insatisfatória, que corresponde a cerca de 30% do total analisado.

Em Manaus, a Ufam (Universidade Federal do Amazonas) também participou da avaliação. A instituição teve 115 concluintes inscritos, com 72 participantes. Desse total, 63,6% alcançaram desempenho igual ou acima da proficiência, o que garantiu ao curso conceito 3, considerado regular pelo Inep.

As sanções previstas variam conforme o conceito obtido. Cursos avaliados com nota 2 estão sujeitos à redução de vagas autorizadas, enquanto aqueles que receberam conceito 1 podem ter a suspensão total do ingresso de novos estudantes, além de restrições no acesso a programas federais de financiamento estudantil, como o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).

A Nilton Lins informou que não foi notificada pelo MEC sobre o resultado Enad. Em nota, a Fametro rebateu o Enamed. Confira a nota na íntegra.

Com informações do Amazonas Atual.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *