Felca relata ameaças, uso de carro blindado e seguranças após denúncias sobre “adultização” de crianças na internet

O humorista e youtuber Felipe Bressanim Pereira, conhecido como Felca, revelou que passou a circular por São Paulo com carro blindado e seguranças após receber uma série de ameaças relacionadas a vídeos com denúncias sobre a sensualização e exposição de crianças em redes sociais.

O último vídeo do criador, publicado em 6 de agosto e intitulado “Adultização”, expõe casos envolvendo influenciadores digitais e plataformas como YouTube, TikTok e Kwai. Entre as denúncias, Felca cita o influenciador paraibano Hytalo Santos, acusado de exploração de menores. A produção levou mais de um ano para ser concluída e conta com entrevistas, incluindo a de uma psicóloga especialista em infância.

“Estou recebendo muitas ameaças, de assuntos delicados. Muitas ameaças mesmo. Comecei a andar com carro blindado e segurança. […] Provavelmente vai existir alguns processos aí. Mas é o lado da verdade. Se ninguém fala, ninguém vai falar”, afirmou Felca no podcast PodDelas.

O vídeo, com 50 minutos de duração, explica o conceito de adultização, mostra como o algoritmo impulsiona conteúdos que exploram a imagem de crianças e denuncia que parte do público dessas postagens é formado por pedófilos que deixam comentários sugestivos. Segundo Felca, há casos em que os próprios pais incentivam essa exposição visando retorno financeiro.

No Instagram, os trechos já ultrapassam 100 milhões de visualizações, reacendendo o debate sobre os direitos e a proteção de menores na internet. Após as denúncias, a conta de Hytalo Santos no Instagram foi desativada. O Ministério Público da Paraíba investiga o influenciador desde 2024 por outros casos de exploração infantil.

A discussão ganhou reforço com declarações da juíza Vanessa Cavalieri, da Vara da Infância e Juventude do Rio de Janeiro, que comparou publicar fotos de filhos online a “distribuir imagens para estranhos na rua” e criticou o sharenting — prática de exposição excessiva de filhos nas redes sociais.

O tema está em debate no Projeto de Lei 2628/2022, já aprovado no Senado e em análise na Câmara, que prevê regras para proteger menores no ambiente digital e responsabilizar plataformas que não cumpram suas próprias políticas.

Natural de Londrina (PR) e radicado em São Paulo, Felca soma 5,2 milhões de inscritos no YouTube e 13,7 milhões de seguidores no Instagram, conhecido por vídeos de humor e análises críticas do universo digital.

Com informações do G1.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *