Após sanção do governo Trump, Moraes vai a jogo do Corinthians e reage com gesto obsceno às vaias

Horas após o governo dos Estados Unidos anunciar a aplicação da Lei Magnitsky contra autoridades brasileiras, entre elas o ministro Alexandre de Moraes, o magistrado compareceu, na noite desta quarta-feira (31), ao jogo do Corinthians e Palmeras, em São Paulo, para assistir à partida do seu time nas oitavas de final da Copa do Brasil.

A presença do ministro, alvo de críticas dentro e fora do Brasil por supostos abusos de autoridade, não passou despercebida pela torcida. Assim que foi reconhecido nas arquibancadas, Moraes foi xingado por diversos torcedores e reagiu com o gesto, registrado pelo jornal O Estado de S.Paulo, em imagem de Alex Silva.

Em resposta às manifestações, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) foi flagrado pelas câmeras fazendo um gesto obsceno com o dedo do meio, atitude que logo viralizou nas redes sociais e gerou ainda mais polêmica.

A cena ocorre em um momento delicado para o Judiciário brasileiro no cenário internacional. A sanção americana, com base na Lei Magnitsky, visa punir agentes públicos envolvidos em violações graves de direitos humanos ou corrupção. O nome de Moraes estaria entre os citados por congressistas americanos como exemplo de interferência e cerceamento da liberdade de expressão no Brasil.

Nas redes sociais, internautas repercutiram a atitude do ministro como “incompatível com o cargo” e criticaram o gesto como mais uma demonstração de intolerância à crítica e desprezo pela opinião pública.

Até o momento, o STF não se pronunciou oficialmente sobre o comportamento do ministro nem sobre as sanções impostas pelo governo dos EUA.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *