Uma megaoperação da Polícia Civil do Amazonas, denominada “Erga Omnes”, prendeu Anabela Cardoso de Freitas, na manhã desta sexta-feira (20/02), que integra a comissão de licitação do município e até 2023 exercia o cargo de chefe de gabinete pessoal do prefeito David Almeida (Avante). A operação tem como alvo o núcleo político de uma organização criminosa ligada ao Comando Vermelho (CV). Servidores da Justiça do estado e policiais militares também estão entre os alvos da operação.
Além de Anabela, um servidor público e uma policial civil também foram presos e mais cinco em Manaus. Ao todo, 14 pessoas foram detidas após a Justiça expedir 23 mandados de prisão preventiva e 24 mandados de busca e apreensão, além de autorizar a quebra de sigilo bancário e o bloqueio de contas dos investigados. A operação foi deflagrada nos estados do Maranhão, Ceará, Piauí, Pará, São Paulo e Minas Gerais.
De acordo com a polícia, Anabela acompanha o prefeito David Almeida desde 2017, quando ele ainda era deputado estadual. Ainda conforme a PC-AM, apuração indica que a atuação do núcleo político envolvia captar o dinheiro com traficantes para comprar drogas na Colômbia. Em seguida, ocorria uma lavagem de dinheiro por uma empresa de logística.
As drogas que chegavam da Colômbia eram distribuídas para traficantes em diferentes cidades, inclusive no Amazonas, sendo Manaus como um dos principais pontos de articulação. De acordo com a polícia, a facção movimentava aproximadamente R$ 9 milhões anuais.
Os investigados poderão responder por organização criminosa, tráfico de drogas, corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro, ocultação de bens e violação de sigilo. Até o momento, as defesas dos citados não foram localizadas para comentar o caso.
