O presidente municipal do Progressistas e ex-superintendente da Suframa, Coronel Menezes, se manifestou contrário à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que ficou conhecida como “PEC da Blindagem”. A medida, que dificulta o andamento de processos criminais e a execução de mandados de prisão contra deputados e senadores, foi aprovada em dois turnos pelo plenário da Câmara dos Deputados na noite da última terça-feira (16).
Em um vídeo, Menezes afirmou que a PEC é um mecanismo que permite que parlamentares julguem a si mesmos em regime secreto. “Isso é a maior sacanagem que tem”, afirmou em vídeo publicado nas redes sociais nesse sábado (20). Ele argumentou que a PEC cria um sistema de julgamento próprio para os políticos, afastando-os da justiça comum.
Ele criticou os deputados que, segundo ele, votaram a favor da proposta alegando terem sido obrigados, questionando se esses parlamentares defendem os interesses de seus eleitores ou de um grupo específico. “Você eleitor, você votou nesse camarada lá para ele defender os teus interesses […] ou ele está defendendo uma coisa de um grupo que tem os interesses para se beneficiar?”, questionou Menezes.
Menezes disse ainda ser um “bolsonarista raiz” e criticou aqueles que, em sua visão, hesitam em temas controversos.
Coronel Menezes busca o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro para ser candidato a deputado federal nas eleições de 2026. Ele deixou claro que sua pretensão política é ir para o Congresso, sendo a candidatura a deputado federal uma “boa pedida” com pesquisas “muito positivas” nesse sentido.
Dos oito deputados federais do Amazonas, cinco votaram a favor da aprovação da PEC. Apenas três se posicionaram contra a medida, que amplia a imunidade parlamentar.
Veja abaixo como votou cada deputado do Amazonas:
Votos a favor da PEC (SIM):
- Adail Filho (Republicano)
- Capitão Alberto Neto (PL)
- Fausto Jr. (União)
- Pauderney Avelino (União)
- Silas Câmara (Republicano)
Votos contrários à PEC (NÃO):
- Amom Mandel (Cidadania)
- Átila Lins (PSD)
- Sidney Leite (PSD)
Com informações do Estado Político.