PESQUISA ELEITORAL: Salazar surpreende e aparece em 4º colocado em pesquisa para Senado

Após sinalizar uma possível candidatura ao Senado Federal, o vereador Sargento Salazar (PL) surpreendeu ao aparecer na quarta colocação nas intenções de voto para a disputa em 2026, segundo levantamento do instituto Perspectiva, divulgado nesta quinta-feira (18).

De acordo com a pesquisa, Salazar está atrás apenas de nomes de peso: o governador do Amazonas, Wilson Lima (3º), o deputado federal e correligionário Capitão Alberto Neto (2º) e o atual senador Eduardo Braga (MDB), que lidera a corrida.

O nome do vereador aparece bem posicionado após ele declarar que poderia entrar na disputa ao Senado como uma forma de “melar” a candidatura de Wilson Lima, ao qual tece duras críticas.

Segundo os dados divulgados, Salazar aparece empatado com o senador Plínio Valério, ambos com 27% das intenções de voto, em um cenário que mostra fragmentação entre os nomes da base bolsonarista e da oposição.

Apesar de estar bem colocado na corrida ao Senado, Salazar também aparece na liderança nas intenções de voto para deputado federal, segundo o mesmo levantamento. O desempenho reforça a possibilidade de o vereador disputar uma vaga na Assembleia Legislativa ou na Câmara dos Deputados, o que ainda está sendo discutido nos bastidores.

Caso decida seguir com a candidatura ao Senado, Salazar terá de enfrentar um embate direto dentro do próprio partido com Capitão Alberto Neto, que já anunciou oficialmente sua pré-candidatura à vaga. A disputa interna promete acirrar os ânimos na legenda, que hoje representa a principal força da direita no Amazonas.

Pesquisa

A pesquisa foi realizada entre os dias 7 e 15 de setembro de 2025 para estimar as intenções de voto no Amazonas. O levantamento utilizou questionário previamente testado, com perguntas de controle sobre gênero, idade e grau de instrução. Trata-se de uma pesquisa quantitativa, por amostragem, com entrevistas feitas por telefone, por meio do sistema CATI (Computer Assisted Telephone Interview).

Informações técnicas

O servidor conta com 28 terminais telefônicos e um banco de dados próprio com prefixos de celulares pré e pós-pagos de todas as operadoras, validados pela Anatel. O sistema seleciona de forma automática e aleatória os números que serão discados.

Para garantir maior precisão, foram aplicados pesos estatísticos com base em sexo, idade e escolaridade. Os dados de sexo e idade foram fornecidos pelo IBGE (Censo 2022) e os de escolaridade pelo TSE (jul/2025). Esses ajustes permitem corrigir possíveis desvios da amostra e obter estimativas mais representativas da população.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *