Pela primeira vez desde que passou a ser citado como nome para disputar ao Governo do Amazonas em 2026, o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), admitiu publicamente que pode deixar a Prefeitura para concorrer a vaga de chefe do executivo Estadual. A declaração foi dada na manhã desta segunda-feira (09/02), ao chegar à Câmara Municipal de Manaus (CMM) para leitura da Mensagem Governamental.
“Nós tomamos uma decisão. O Avante já caminha em sentido oposta do senador Omar Azizi. Tenho por ele muito respeito e desejo sucesso na sua vida. Mas com relação ao alinhamento político, nós não temos mais. O que existe é o respeito. Fui à casa dele agradecer a solidariedade. Ele esteve presente na cerimônia do meu filho, e isso eu achei um gesto de grandeza. Esse respeito permanece”, disse.
Ao descartar apoio político ao Omar Aziz, o prefeito destacou o apoio ao vice-governador Tadeu de Souza, mas afirmou que não interfere nas decisões políticas de aliados e que “não dá ordens há ninguém”.
Anúncio
Questionado sobre o anúncio feito na última sexta-feira pelo presidente nacional do Partido Democrático Trabalhista (PDT), Carlos Lupi, que o lançou como pré-candidato ao Governo, David adotou um tom cauteloso e afirmou que, neste momento, trata-se apenas de uma possibilidade.
“A fala do presidente do PDT e do Avante vai no sentido de uma candidatura, que é uma possibilidade. Hoje afirmo: não é uma realidade”, declarou o prefeito.
O prefeito afirmou que o foco da gestão segue voltado para a administração da capital e para o fortalecimento do Avante em Manaus. Ele ressaltou que não há estrutura montada para campanha eleitoral e que qualquer decisão dependerá da evolução das articulações políticas.
“Nós não estamos pensando em eleição, não estamos montando equipes. Estamos trabalhando para consolidar o Avante na cidade. As conversas vão evoluir e, se evoluírem, eu aviso vocês”, afirmou
O prefeito também agradeceu as manifestações de apoio feitas por lideranças partidárias, entre elas o deputado conhecido como Tibé e Carlos Lupi, mas reforçou que o cenário ainda está em construção.
