O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), afirmou, nesta sexta-feira (22), que a direita tem “excelentes nomes” para disputar uma cadeira no Senado nas eleições em 2026, caso o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL) não concorra ao cargo.
Em entrevista a uma rádio de Marília, no interior paulista, o governador citou o secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite (PL), como um dos candidatos à Casa e disse que o segundo nome do grupo político do qual faz parte ainda passará por uma análise dos partidos.
“Ele é um dos candidatos e para mim vai ser eleito. Para mim, um dos senadores de São Paulo a partir de 2027 é Guilherme Derrite”, afirmou. Ao ser questionado sobre qual seria o segundo nome para concorrer ao cargo, Tarcísio disse que é preciso aguardar uma definição de Eduardo.
“Isso vai estar em discussão, são excelentes nomes no nosso campo. E a gente vai ver o melhor. A gente sempre aguarda uma posição do Eduardo, o que ele vai fazer, mas, não vindo o Eduardo, a gente tem excelentes nomes para compor essa chapa”, disse.
O filho 03 do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) está, desde março deste ano, nos Estados Unidos, onde tem articulado com autoridades do governo americano sanções contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
Após o anúncio do tarifaço do presidente Donald Trump contra produtos brasileiros, aliados de Eduardo avaliam que o deputado ficou isolado e consideram mais distantes, neste momento, as chances de ele se candidatar.
Nesta semana, o incômodo de Eduardo com Tarcísio ganhou destaque após a divulgação pela Polícia Federal de mensagens nas quais o deputado, em conversas com o pai, faz diversas críticas ao movimento do governador em tentar negociar com interlocutores dos EUA sobre a questão tarifária e as articulações que colocam Tarcísio como o favorito para representar o bolsonarismo na disputa presidencial contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Além de Derrite e Eduardo, outros nomes da direita citados nos bastidores como possíveis candidatos ao Senado são o deputado federal Ricardo Salles (Novo), o prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga (Republicanos), e o ex-governador Rodrigo Garcia (sem partido).
Com informações do Metrópoles.
