Prefeito de Manaus anuncia lei que aplicará multa a quem jogar lixo em local público

O prefeito de Manaus, David Almeida, anunciou nesta quarta-feira (21) uma nova medida para enfrentar um dos principais problemas urbanos da capital: o descarte irregular de lixo. Um projeto de lei municipal será enviado à Câmara para instituir multas contra cidadãos que forem flagrados jogando resíduos em locais públicos da cidade.

Segundo o prefeito, a iniciativa visa melhorar a limpeza urbana, preservar o meio ambiente e conscientizar a população sobre a responsabilidade coletiva com o espaço público.

“Não é mais aceitável que o cidadão jogue lixo na rua e ache isso normal. Manaus precisa ser respeitada e cuidada por todos. Vamos agir com firmeza”, afirmou David Almeida durante inauguração da terceira Estação Meteorológica da capital, no Parque Municipal do Mindu, zona Centro-Sul.

De acordo com o prefeito, 40 servidores municipais atuam em ações de conscientização ambiental na capital. Ele afirmou que a prefeitura possui um mapeamento dos bairros com maior incidência de descarte irregular de lixo e que equipes são enviadas a esses locais com frequência.

“Vou dar um exemplo para vocês: passe na Avenida Brasil, na Compensa, ali, Santo Antônio, São Jorge, 5h da manhã. A avenida está toda limpa. Quando chega 9h, eles colocam lixo no mesmo lugar que nós tiramos. Então, é preciso um trabalho desse de conscientização”, declarou.

O prefeito também mencionou o uso inadequado de canteiros centrais da cidade, que, segundo ele, têm sido usados como pontos de descarte por lojistas. Para ele, medidas mais duras são necessárias para diminuir a produção de lixo em Manaus.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *