O vereador de Manaus, Zé Ricardo, que também disputa a eleição, sinalizou que deve contestar o resultado do pleito
O deputado estadual Sinésio Campos segue na dianteira para ser reconduzido à presidência do diretório estadual do Partido dos Trabalhadores no Amazonas (PT-AM). A apuração parcial do Processo de Eleições Diretas (PED), realizada neste domingo (6), indica que Sinésio deve se manter no comando da sigla, apesar da pressão de uma ala insatisfeita com sua condução política.
O vereador de Manaus, Zé Ricardo, que disputa o cargo, deverá contestar o resultado do pleito.
Segundo o Diretório Nacional do PT, até às 9h da manhã desta segunda-feira (7), os números internos apontam a vantagem de Sinésio com 7 mil votos, mas o resultado oficial dos novos presidentes municipal, estadual e nacional será anunciado às 14h.
A votação ocorreu entre 9h e 17h e foi aberta apenas aos filiados com cadastro regularizado até 28 de fevereiro. O PED é considerado um dos principais instrumentos de renovação da estrutura interna do partido, mas, no Amazonas, tem sido marcado por divisões.
Aliado do governo Lula e integrante da base de apoio ao governador Wilson Lima (União) na Assembleia Legislativa, Sinésio enfrenta críticas de parte dos militantes petistas por sua atuação considerada “excessivamente pragmática”, além de decisões estratégicas que, segundo adversários internos, “esvaziaram a identidade ideológica da sigla no estado”.
Apesar das tensões internas, a manutenção de Sinésio no comando do partido pode garantir continuidade ao alinhamento do PT-AM com o Palácio do Planalto — o que, para alguns, é sinônimo de estabilidade e, para outros, de acomodação.
A confirmação do resultado final deve acirrar o debate sobre os rumos do partido no estado, especialmente com o cenário de 2026 se aproximando e as articulações para alianças em andamento.
Com informações do AM1.