Apesar de Manaus liderar ranking da saúde básica, vereador diz que não reflete realidade

Estimated read time 2 min read

Manaus (AM) – Apesar da cidade de Manaus liderar o ranking do Previne Brasil, sendo a melhor saúde básica entre as capitais do Brasil, o vereador Capitão Carpê Andrade (Republicanos), afirma que há uma dualidade na área da saúde: a Manaus da propaganda; e a Manaus da vida real, onde a carência de médicos e insumos são uma constante.

“Eu queria, de fato, poder viver na cidade que a Prefeitura de Manaus publica (nas redes sociais)! Mas, infelizmente, não é isso que nós encontramos quando vamos para as ruas e apuramos denúncias de moradores”, avaliou.

O parlamentar menciona que, em suas diligências nos bairros de Manaus, é comum encontrar Unidades Básicas de Saúde (UBS) sem o seu principal profissional, o médico, por longos períodos. Quando há médicos, o número é insuficiente para garantir um atendimento rápido e de qualidade.

Carpê também relembra uma recente polêmica que presenciou na Maternidade Municipal Moura Tapajoz, localizado no bairro Compensa, onde estava com apenas 4 médicos e eram os responsáveis por todo o atendimento da unidade de saúde, que é referência para vários bairros da região centro-oeste da cidade.

“A saúde precisa evoluir muito mais para corresponder ao título de melhor do Brasil. A prefeitura precisa dar mais transparência nesta área por exemplo”, frisou ao salientar que suas solicitações de informações sobre a quantidade e disponibilidade de médicos nas unidades de saúde do município, feitas por meio da Câmara Municipal de Manaus (CMM), são frequentemente rejeitadas ou não atendidas pela prefeitura.

Júlio Gadelha http://ovies.com.br

Estudante de Jornalismo graduado em Marketing: Explorando o caminho brasileiro da Democracia e da Política.

Leia também

Mais do autor

+ There are no comments

Add yours