Connect with us

Nacional

Insatisfeitos com Rui Costa Câmara pressiona por mudança de postura da Casa Civil

Published

on

A Câmara dos Deputados não tem escondido a insatisfação com a postura do ministro da Casa Civil, Rui Costa.

Nas últimas reuniões de líderes da Casa Legislativa até mesmo parlamentares de esquerda têm avaliado como equivocada a atuação do ministro.

A lista de reclamações incluía a resistência do ministro em receber parlamentares no Planalto e um consequente distanciamento de pautas do Poder Legislativo. Há quem relate ainda a falta de traquejo político.

O último fator de desgaste ocorreu na última sexta-feira (2), na Bahia, durante evento de inauguração de um hospital. Ao discursar, Rui Costa chamou a capital federal de “Ilha da Fantasia” e afirmou que a escolha da localização de Brasília “fez mal ao país”.

Em entrevista à CNN, até mesmo o presidente da Câmara dos Deputados. criticou a fala. Arthur Lira defendeu o “comedimento” por parte de ministros e condenou a declaração.

“Ninguém está querendo indicar ninguém, ninguém está querendo escolher ninguém, mas há de se ter um comedimento por parte desses ministros, principalmente com declarações”, afirmou.

Como reação ao ministro, líderes partidários têm discutido, segundo relatos feitos à CNN, a aprovação de convites e convocações para que o chefe da Casa Civil vá ao Congresso Nacional e seja pressionado por parlamentares a mudar de postura.

Na Câmara dos Deputados, há líderes partidários que defendem até mesmo a troca do posto no Palácio do Planalto. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no entanto, resiste a possibilidade neste momento, de acordo com auxiliares presidenciais.

Uma ala do Legislativo já defende como substituto o líder do governo na Câmara dos Deputados, José Guimarães (PT-CE), nome que teria respaldo de partidos do centrão.

Fonte: CNN

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *