Buenos Aires (ARG) – Os argentinos se surpreenderam com o resultado das urnas neste domingo (22), em que o atual ministro da Economia, Sergio Massa (Unión por la Patria), apareceu na frente do anarcocapitalista Javier Milei (La Libertad Avanza). Os dois disputarão o segundo turno das eleições argentinas em 19 de novembro.
Após a apuração dos votos, Massa conversou com amigos do governo brasileiro e atribuiu parte importante da virada sobre Milei à campanha eleitoral, conduzida por publicitários brasileiros que participaram da campanha de Lula.
O reforço dos brasileiros Raul Rabelo, Otávio Antunes e Halley Arrais chegou depois das eleições primárias, em 13 de agostom quando Milei contrariou as previsões das pesquisas e superou as duas principais forças políticas do país (peronismo e macrismo).
Uma reportagem da Folha de S. Paulo aponta que as funções do trio são principalmente, análise de pesquisas e métricas dos perfis de Massa nas redes sociais e produção de conteúdos para as plataformas.
Além da comparação com o ex-presidente Jair Bolsonaro a campanha foi bem-sucedida em explorar os desarranjos da economia durante a campanha, como a sobrevalorização do dólar, à proposta de dolarização de Milei.
O desafio do segundo turno será o de enfrentar a pressão por mais detalhes de seus planos, particularmente, em relação à sobrevida de subsídios como de das contas de água e luz.
Com informações do Valor Econômico
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