Connect with us

Nacional

Foco no Senado Federal: PL avalia estratégia para 2026 após inelegibilidade de Bolsonaro

Published

on

BRASÍLIA (DF) – Com a decisão da Justiça Eleitoral tornando Jair Bolsonaro inelegível até 2030, o PL inicia discussões sobre uma estratégia de médio prazo para manter sua relevância política mesmo sem o controle da Presidência da República.

A cúpula nacional do partido reconhece, em conversas reservadas, as dificuldades em encontrar um nome com a mesma força eleitoral do ex-presidente, especialmente ao enfrentar o PT em um cenário ainda mais adverso, visto que o partido de esquerda controla o Palácio do Planalto.

Para a disputa presidencial de 2026, surgem como possíveis candidatos o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro. No entanto, Flávio não desfruta do mesmo prestígio do pai, e Michelle demonstra preferência por uma candidatura ao Poder Legislativo.

Diante desse cenário desafiador, a direção do partido considera que é mais estratégico priorizar a campanha ao Senado Federal, buscando ampliar a representação da legenda nas duas Casas Legislativas e viabilizar uma pauta conservadora.

A ideia discutida é lançar os principais cabos eleitorais do partido para concorrer ao Senado. Atualmente, o PL já conta com a segunda maior bancada no Senado Federal, com onze parlamentares.

A meta é dobrar o número de senadores da legenda, num esforço de longo prazo, incluindo a eleição do presidente do Congresso Nacional.

Para alcançar esse objetivo, o partido avalia lançar candidatos como a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, o ex-ministro Walter Braga Netto, os deputados federais Eduardo Bolsonaro (SP), Bia Kicis (DF) e Nikolas Ferreira (MG), entre outros.

Nessa estratégia, Braga Netto e Michelle Bolsonaro intensificarão agendas públicas e entrevistas à imprensa, a fim de se manterem em evidência mesmo sem cargos públicos.

Quanto à disputa presidencial, o PL planeja discutir com PP e Republicanos um nome de consenso. Pesquisas realizadas pelos partidos apontam o governador de São Paulo, Tarcisio de Freitas, como favorito para substituir Bolsonaro. No entanto, Tarcisio declarou recentemente que prefere buscar a reeleição.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *