Connect with us

Nacional

Governo estuda expandir atuação das Forças Armadas na Amazônia Legal

Published

on

Manaus – (AM) O governo federal está considerando uma proposta para ampliar a delimitação da faixa de fronteira na região da Amazônia Legal, permitindo uma maior atuação das Forças Armadas na área.

O ministro da Justiça, Flávio Dino, revelou que o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, sugeriu aumentar a faixa dos atuais 150 para 250 quilômetros. Isso possibilitaria uma vigilância mais abrangente das Forças Armadas nesse território, sem a necessidade de ações especiais ou convocações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO).

Essa mudança exigiria uma emenda constitucional, pois a extensão da faixa de fronteira está atualmente prevista na Constituição. A proposta é parte de um conjunto de ações de segurança planejadas pelo governo para a Amazônia, que inclui a expansão do número de bases terrestres e fluviais na região, com o objetivo de combater crimes ambientais e outros ilícitos.

O plano também contempla a criação de uma Companhia de Operações Ambientais da Força Nacional com sede em Manaus, além da instalação de 34 bases integradas com a presença de policiais federais e estaduais.

O Plano Amazônia: Segurança e Soberania tem um investimento previsto de 2 bilhões de reais para criação de estruturas de segurança e aquisição de equipamentos.

O objetivo é enfrentar os desafios da região e garantir uma presença policial mais efetiva, visto que as cidades da Amazônia Legal apresentam uma taxa de mortes violentas 54% acima da média nacional, de acordo com o anuário de segurança pública apresentado recentemente.

Com informações da CNN Brasil

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *