Lula antecipa viagem para Portugal em meio a crise no GSI

Estimated read time 2 min read

O presidente Lula decidiu antecipar para a noite desta quinta-feira, 20, seu embarque para Portugal. A previsão inicial era que o avião presidencial partisse para Lisboa na manhã desta sexta-feira (21), para dar início a uma agenda de compromissos no sábado (22). O petista decidiu reservar o domingo para uma programação privada.

O Planalto não informou o motivo da antecipação da visita, mas a mudança de planos ocorreu em meio à crise envolvendo a queda do ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Gonçalves Dias, após um vídeo divulgado pela CNN mostrá-lo interagindo com invasores que participaram dos atos de 8 de janeiro.

No entanto, Lula também não terá vida fácil em Portugal. Como mostramos, o partido português Chega convocou uma manifestação em 25 de abril contra o petista. Em publicação nas redes sociais, a legenda de André Ventura divulgou recentemente uma chamada para o ato: “Lugar de ladrão é na prisão”.

No sábado (22), Lula terá encontros com o presidente Marcelo Rebelo e com o primeiro-ministro António Costa. Está prevista a assinatura de acordos entre os dois países. Na segunda-feira (24), o petista viajará a Matosinhos, para uma reunião com empresários. Lula fará uma visita à Ogma, indústria aeronáutica portuguesa, e retornará a Lisboa. No mesmo dia, o presidente do Brasil assinará o diploma do prêmio Camões, que foi concedido, em 2019, ao cantor, compositor e escritor Chico Buarque, mas não teve a assinatura do ex-presidente Jair Bolsonaro. No dia seguinte, Lula fará um discurso na Assembleia da República Portuguesa e seguirá para a Espanha.

A agenda em Madri, prevista para os dias 25 e 26, ainda está sendo fechada, mas está praticamente certo que Lula se reunirá com empresários espanhóis.

Fonte: O Antagonista

Leia também

Mais do autor

+ There are no comments

Add yours