Connect with us

Brasil

Lula volta a dizer em Abu Dhabi que Ucrânia e Rússia são responsáveis pela guerra

Published

on

São Paulo: O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a responsabilizar neste domingo (16) também a Ucrânia pelo conflito que se arrasta no Leste Europeu há 13 meses. A declaração foi feita em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos (EAU), onde o líder brasileiro fez uma parada ao retornar de viagem à China.

“O presidente [russo, Vladimir] Putin não toma a iniciativa de parar. [O presidente ucraniano, Volodimir] Zelenski não toma a iniciativa de parar. A Europa e os Estados Unidos continuam contribuindo para a continuação desta guerra. Temos que sentar à mesa e dizer para eles: ‘basta'”, disse Lula antes de encerrar sua visita à nação árabe. Ele acrescentou que a “decisão pelo conflito foi tomada por dois países”.

O petista voltou a defender sua proposta de um “clube da paz” para o fim da Guerra da Ucrânia. Segundo ele, as negociações deveriam ser conduzidas por um grupo semelhante ao G20, que reúne as maiores economias do mundo. A iniciativa não gerou entusiasmo entre líderes ocidentais até agora.

“Ontem conversei com o xeique [do EAU, Mohammed ben Zayed al Nahyan] sobre a guerra. Falei com o [líder chinês] Xi Jinping sobre paz. E acho que estamos encontrando um grupo de pessoas que prefere falar sobre paz do que guerra. Acho que teremos sucesso”, disse o brasileiro.

Lula desembarcou em Abu Dhabi no sábado (15), depois de se reunir com Xi em Pequim e fechar 15 acordos comerciais com a nação asiática. Pouco antes de sair do país, o brasileiro cobrou dos EUA que “parem de incentivar a guerra e comecem a falar em paz”.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *