Connect with us

Brasil

Operador Nacional do Sistema Elétrico confirma que torres das regiões Norte-Nordeste tiveram “separação elétrica” durante apagão

Published

on

Brasília (DF) – O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) confirmou que o apagão que atingiu todas as regiões brasileiras nesta terça-feira (15) foi causado por um evento de “separação elétrica” dentro do Sistema Interligado Nacional (SIN), que conecta toda a geração de carga no país. É como se as torres das regiões Norte-Nordeste, que conecta o sistema elétrico da região, se desconectasse do resto das torres que trocam energia com as outras regiões. Com o evento, a decisão do ONS foi de diminuir de maneira controlada as cargas nas regiões Sul e Sudeste-Centro-Oeste, o que teria evitado a propagação do efeito.

A recuperação, no entanto, segue lenta. Os subsistemas Sul e Sudeste-Centro-Oeste já tiveram suas cargas restabelecidas, mas apenas 27% da carga da região Norte e 68% da região Nordeste havia sido recomposto até às 10h20.

Dos 19 mil MW de carga perdida no sistema durante a crise às 8h30, cerca de 15 mil MW já haviam sido recuperados até às 11h15. Como o consumo tende a aumentar durante o dia, a carga ainda está cerca de 10,5 mil MW abaixo da demanda média para o horário, de acordo com dados do próprio ONS. 

Fonte: O antagonista

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *