Connect with us

Amazonas

Vereador denuncia que professores estão sendo obrigados a passar alunos de ano, para Manaus subir no ranking do Ideb

Published

on

Manaus (AM) – Professores estariam supostamente sendo pressionados pela Prefeitura de Manaus a aprovar todos os alunos da rede pública municipal, visando melhorar a classificação da cidade no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). O vereador Rodrigo Guedes (Podemos) recebeu essa denúncia por meio de uma carta assinada por um grupo de professores que relataram ações de coação do Executivo Municipal relacionadas ao desempenho no índice.. 

Em 2019, Manaus alcançou a 9ª posição entre as capitais brasileiras nos anos iniciais, com uma nota de 5,9, mas em 2021, caiu para a 13ª posição, com uma nota de 5,55. O Ideb é calculado com base na média das avaliações de matemática e língua portuguesa, bem como na proporção de alunos aprovados. Esses dois fatores são multiplicados para determinar a pontuação final.

Guedes considera essa prática prejudicial à educação e uma desvalorização da profissão dos professores. Ele argumenta que isso vai contra o papel do educador, que se vê forçado a aprovar os alunos sem a certeza de que aprenderam, apenas para artificialmente elevar as estatísticas educacionais.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *