Connect with us

Amazonas

Vereador quer proibir uso de cigarros eletrônicos em ambientes coletivos de Manaus

Published

on

Projeto aprovado nesta segunda feira, 5, na Câmara Municipal de Manaus (CMM) pode proibir o uso de cigarros eletrônicos em ambientes coletivos, tanto públicos quanto privados, em todo o município de Manaus.

A justificativa se baseia no aumento alarmante de casos de emergências respiratórias relacionadas ao uso constante desses dispositivos para fumar. O propositor do projeto, vereador Gilmar Nascimento (Sem partido), ressalta que muitas pessoas, especialmente adolescentes, acabam se envolvendo com o tabagismo tradicional após o contato inicial com o cigarro eletrônico, persuadidos pelos aromas agradáveis, sabores variados, inovação tecnológica e estigmas de liberdade desses dispositivos.

Cada vez mais comuns entre os jovens, os dispositivos eletrônicos de fumar (DEFs) ou cigarros eletrônicos, também chamados de vapes, e-cigarros ou pen drive, são dispositivos mecânico-eletrônicos alimentados por bateria que exalam um aerossol contendo nicotina, entre outras substâncias.

Para a Agência Médica Brasileira, O cigarro eletrônico é uma ameaça à saúde pública porque representa uma combinação de riscos: os já conhecidos efeitos danosos à saúde e a maior aceitação do seu uso no país.

Estudos científicos mostram que o uso dos DEFs, tanto agudo como crônico, está diretamente ligado ao surgimento de várias doenças respiratórias, gastrointestinais, orais, entre outras, além de causar dependência e estimular o uso dos cigarros convencionais.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *