Yara Lins assume presidência do TCE e buscará harmonia entre os poderes

Estimated read time 3 min read

Manaus (AM) – Sob fortes aplausos, a conselheira Yara Lins assumiu a presidência do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), na manhã desta sexta-feira (1), durante solenidade com a presença de autoridades e representantes de órgãos públicos, ocorrido no Teatro Amazonas. 

Yara Lins dos Santos presidirá a Corte de Contas no biênio 2024-2025. Na oportunidade, também foram empossados os conselheiros Luis Fabian Barbosa, como vice-presidente, Josué Cláudio Neto, como corregedor-geral, Mario de Mello, como ouvidor, e Júlio Pinheiro, como coordenador-geral da Escola de Contas Públicas do Amazonas (ECP-AM).  

Ari Moutinho foi o único conselheiro ausente por motivos de saúde.

Com um discurso emocionado, Yara Lins relembrou sua trajetória profissional dentro do TCE, em 1975, por meio de concurso público, e anos depois, em 2017, foi a foi a primeira mulher eleita como presidente da Corte amazonense e, neste ano, entrando em um seleto grupo de mulheres que presidiram Tribunais​ de Contas no país por mais de uma vez.

A conselheira-presidente é formada em formada em Direito e Ciências Contábeis em 2024, Yara Lins completará 49 anos de funcionalismo no Tribunal de Contas do Amazonas, e promete buscar harmonia entre os poderes, pacificação, transparência e dedicação, com liberdade e respeito.

“Faremos uma gestão eficiente para melhorar ainda mais a fiscalização dos atos em Manaus e, principalmente, nos municípios do interior do Amazonas. Vamos criar a Ouvidoria da Mulher para combatermos as desigualdades, a violência e o preconceito, com assessorias técnica para as Comissões para colocar todos os processos em dia e melhorar o trabalho do Amazonas”, ressaltou.

O governador do Amazonas, em exercício, Tadeu de Souza, falou sobre a satisfação de participar da solenidade e deixou suas estimas para a gestão do novo corpo diretivo. 

Ainda marcaram presença o prefeito de Manaus, David Almeida, a procuradora-geral do Ministério Público de Contas do Amazonas (MPC-AM), Fernanda Cantanhede, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), Deputado Roberto Cidade, o procurador-geral de Justiça do Amazonas, Alberto Junior, além do deputado federal Átila Lins, deputado federal Fausto Vieira, e o reitor da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Sylvio Mário Magnífico, assim como o presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Caio André de Oliveira, e o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Amazonas (TRE-AM), desembargador Jorge Lins. 

Leia também

Mais do autor

+ There are no comments

Add yours