Connect with us

Amazonas

Amazonas em alerta: Seca dos rios pode ser a maior da história, diz Defesa Civil

Published

on

Manaus (AM) – O governador do Amazonas, Wilson Lima, decretou Situação de Emergência Ambiental em municípios nas regiões do sul do Amazonas e na região metropolitana de Manaus devido à intensa seca que assola o estado nos últimos meses. período de vazante dos rios está extraordinariamente prolongado e poderá ser o mais extenso da história..

Segundo levantamento realizado pela Defesa Civil do Amazonas, por meio do Centro de Monitoramento e Alerta (Cemoa), quatro municípios já se encontram em situação de emergência: Benjamin Constant e São Paulo de Olivença (na calha do Alto Solimões) e Envira e Itamarati (na calha do Juruá). Outras 15 cidades estão em situação de alerta e mais 13 estão em estado de atenção.

Ainda conforme a Defesa Civil, a previsão é que, devido a influência do fenômeno climático El Niño, que inibe formação de nuvens de chuva, a estiagem deste ano seja prolongada e mais intensa se comparada a anos anteriores.

De acordo com Wilson Lima, Benjamin Constant já enfrenta desafios na captação de água dos rios para suprir os serviços essenciais do município. Para minimizar os impactos causados, o Governo do Estado antecipou ações de ajuda humanitária e afirma que segue monitorando e conscientizando as pessoas sobre os riscos desse período de seca.

Entre as ações realizadas pela Defesa Civil do Estado, estão capacitações de agentes municipais e estaduais de Defesas Civis; entrega de purificadores coletivos de água; emissão de alertas e orientações para a população e demais entes públicos; aquisição de cestas básicas e caixas d’água para a população afetada. Há, ainda, estimativa de repasses de recursos aos municípios para cobrir despesas com logística, por exemplo.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *