Connect with us

Amazonas

Amom recebe nota máxima em índice que fiscaliza trabalho parlamentar

Published

on

Manaus (AM) – O deputado federal Amom Mandel (Cidadania-AM), o mais jovem do Congresso Nacional, foi avaliado com nota máxima (5 estrelas) pelo Índice Legisla Brasil. Essa é uma plataforma que analisa, por meio de dados fornecidos pela própria Câmara dos Deputados, o desempenho dos 513 parlamentares. Amom divide a colocação com veteranos da política, apesar de encarar um primeiro mandato.

Um dos destaques do amazonense foi manter, dentro do Legislativo, seu perfil de fiscalizador, como fazia enquanto vereador. Ele se descolou da média nacional dos demais representantes do Estado, registrada em 3.3, por ter apresentado uma alta quantidade de requerimentos de informação e fiscalização, grande parte endereçado aos diversos ministros.

“Uma das atribuições de um deputado federal é fiscalizar o trabalho do Poder Executivo e da administração indireta do país e os meus eleitores me colocaram aqui exatamente com essa expectativa. É isso que tenho feito, por meio das ferramentas que tenho dentro da Casa, consigo obter informações corretas, avançar em apurar irregularidades pelo meu estado”, explicou Mandel.

O poder de mobilização de Amom continua alto como apontado pela avaliação, com nota 6.3, que também é uma média acima da nacional. A colocação é um reflexo do trabalho dentro da Câmara dos Deputados pela convocação de audiências públicas em temas que está envolvido. Recentemente, esse processo foi repetido na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CMADS), quando o deputado aprovou requerimento para realização de audiência pública para debater a Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental de Terras Indígenas (PNGATI) em conjunto com a Comissão da Amazônia e dos Povos Originários e Tradicionais (CPovos). O objetivo é sempre incluir todos os atores nas discussões, sobretudo os mais vulneráveis.

Ainda no primeiro mandato, Amom tem realizado articulações. É um dos oito membros do Gabinete Compartilhado, que tem como propósito fazer política baseada em dados e evidências, participativa e que proponha soluções. Também vem angariando apoio em emendas apresentadas, a última foi na minirreforma eleitoral para endurecer a punição aos candidatos que captam ou gastam ilicitamente os recursos de campanha, ação conhecida como “caixa 2”.

Além disso, Mandel se mantém entre os parlamentares mais produtivos da bancada do Estado, com um total de 65 Projetos de Lei (PLs), com alta relevância, de acordo com a avaliação do Legisla Brasil. O deputado amazonense segue reconhecido, ainda, como o mais econômico da Câmara dos Deputados. “Acredito que é possível fazer um bom trabalho equilibrando as finanças e atendendo as necessidades da população”, declarou Amom.

O índice

O Índice Legisla Brasil foi criado em 2022, como uma plataforma de avaliação de desempenho dos parlamentares a cada nova legislatura. O levantamento considera os dados fornecidos pela própria Câmara dos Deputados e pretende trazer mais transparência ao cenário político, assim como evidências para os parlamentares aprimorarem seus mandatos.

O desempenho é medido em quatro eixos – produção legislativa, fiscalização, mobilização e alinhamento partidário – e 17 indicadores que foram definidos como pilares essenciais para uma atuação legislativa responsável.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *