Connect with us

Amazonas

Anuário da Segurança mostra Amazonas como 3º estado mais violento do país

Published

on

Manaus (AM) – O Amazonas é o terceiro estado mais violento do Brasil, de acordo com o  Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2023, divulgado nesta quinta-feira (20) pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Os dados se referem a um levantamento realizado no ano passado, de acordo com o portal Amazonas Atual.

Segundo o documento, o líder do ranking em 2022 foi o Amapá, com taxa de Mortes Violentas Intencionais (MVI ) de 50,6 por 100 mil habitantes, mais do que o dobro da média nacional [de 23,4]. Já a Bahia aparece como segundo estado mais letal, com taxa de 47,1 por 100 mil e, na terceira posição, o Amazonas, com taxa de 38,8 por 100 mil habitantes.

A categoria “Mortes Violentas Intencionais” corresponde à soma das vítimas de homicídio doloso, latrocínio, lesão corporal seguida de morte e mortes decorrentes de intervenções policiais em serviço e fora.

No outro extremo deste ranking, as unidades federativas com as menores taxas de violência letal foram São Paulo, com 8,4 mortes por 100 mil habitantes; Santa Catarina, com 9,1 por 100 mil; e o Distrito Federal, com taxa de 11,3. Vinte estados registraram taxas de MVI acima da média nacional.

Ainda de acordo com o anuário, Manaus está em 23º lugar entre as 50 cidades mais violentas do país. A capital do Amazonas é a única dos 62 municípios do Estado que aparece nesta lista das unidades da federação com maiores taxas de mortes violentas.

O levantamento informa ainda que Manaus apresentou em 2022 uma taxa de 53,4 de Mortes Violentas Intencionais para uma população acima de 100 mil habitantes. É o dobro da média nacional, que no ano passado registrou uma taxa de 23,4 por 100 mil.

Com informações do Amazonas Atual.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *