Connect with us

Amazonas

Apagão Brasil: 6 cidades do AM, 19 estados e DF têm queda de energia na manhã desta terça

Published

on

Manaus (AM) – Pelo menos seis cidades do Amazonas e diversas cidades em várias regiões do Brasil registram falta de energia elétrica no período de 8h30 às 8h45 (horário de Brasília), na manhã desta terça-feira (15). Segundo a Amazonas Energia, o problema afeta Manaus, Manacapuru, Iranduba, Presidente Figueiredo, Parintins e Itacoatiara.

Até o momento, já houve normalização completa nos estados do Sul e Sudeste.

De acordo com o Uol, o apagão atingiu o Distrito Federal, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia, Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Tocantins, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Por meio de nota, a Amazonas Energia informou que, às 7h32, (horário local) ocorreu um desligamento intempestivo do Linhão de Tucurui, ocasionando blecaute no sistema de Manaus e Interligados.

“No momento, a Amazonas Energia aguarda orientações de restabelecimento pelo Operador Nacional do Sistema – ONS.”

Por outro lado, o Ministério de Minas e Energia (MME) informa que, a partir de dados do Operador Nacional do Sistema (ONS), que uma ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional (SIN) interrompeu 16 mil MW de carga em estados do Norte e Nordeste do Brasil. Estados do Sul e Sudeste também foram afetados.

Amazonas

Segundo nota da Amazonas Energia, até as 10h30 desta manhã, cerca de 50% da carga para abastecer o período do dia foi reestabelecida através de geração interna e da Usina Hidroelétrica de Balbina O linhão de Tucuruí continua inoperante pelo Operador Nacional do Sistema – ONS.

As cidades de Parintins e Itacoatiara conectadas ao SIN estão sem energia. Somente hospitais estão com energia normalizada nas cidades de Manacapuru, Iranduba e Presidente Figueiredo.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *