Connect with us

Amazonas

De manhã até altas horas da noite: A Jornada do Viradão de Estudos para o Vestibular

Published

on

Manaus (AM) Com a proximidade das provas do vestibular, milhares de estudantes em todo o país embarcam em uma verdadeira maratona de estudos conhecida como “Viradão“. Essa jornada exaustiva e dedicada é adotada por muitos jovens que almejam ingressar em universidades e faculdades concorridas, onde a preparação intensa pode fazer toda a diferença.

Em Manaus, o curso pré-vestibular Método (@metodo.prevest) promoveu, neste domingo (23), um Viradão reunindo centenas de alunos para uma mega revisão dos assuntos mais cobrados nas provas de vestibular da região.

O viradão inicia às 9h e se estende até às 21h com aulas de português, literatura, história, geografia, química, física, biologia e matemática.

A jornada, que à primeira vista pode ser exaustiva, é levada com leveza pelos alunos. Com aulas dinâmicas e interativas, os jovens se divertem enquanto aprendem e afirmam que assim conseguem compreender ainda mais os conteúdos, que não são poucos, e ainda aproveitam para fazer novas amizades.

O aluno Kássio Vinicius acredita que esses viradões auxiliam bastante na hora de revisar conteúdos e tirar dúvidas com os professores e colegas de classe, já que geralmente quem participa das aulas já vem estudando bastante diariamente.

Kássio deseja cursar a graduação em química e sonha em um dia ser cientista. Sua inspiração veio na época da pandemia, quando tudo ficou fechado, e ele passou a ficar mais tempo em casa. O jovem se dedicou a assistir documentários científicos e se encantou ao conhecer o funcionamento dos organismos dos fungos, despertando o interesse pela área de pesquisa científica.

Já o aluno Eberval Dantas participa dos aulões se preparando para disputar uma vaga na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde sonha cursar engenharia nuclear para um dia trabalhar na Usina Nuclear de Angra dos Reis.

De acordo com o aluno, desde o dia que uma professora de geografia da sua escola abordou na sala de aula o acidente nuclear de Chernobyl, Dantas decidiu que queria aprender mais sobre o assunto e se tornar um especialista.

Desafios e Pressão Emocional

Realizar um vestibular não é uma tarefa fácil, e enfrentar a pressão emocional é um dos maiores desafios para esses estudantes. Aprender a lidar com a ansiedade, o estresse e o medo do fracasso é muito importante durante esse período intenso de preparação.

Um dos fatores mais cruciais para quem passa por essa fase é o apoio familiar. Pais que incentivam seus filhos e prestam suporte emocional contribuem para manter o equilíbrio e a motivação durante essa época sensível. Com os estímulos corretos, uma rotina de estudos eficiente e muita dedicação, o caminho da aprovação fica muito mais próximo.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *