Connect with us

Política

Deputado do PL quer propor PEC que acaba com foro privilegiado para parlamentares

Published

on

Brasília (DF) – O deputado Sóstenes Cavalcante, do PL do Rio de Janeiro, apresentará uma Proposta de Emenda à Constituição que praticamente acaba com o foro privilegiado para parlamentares. Ele planeja protocolar o texto no dia 9 de abril.

A PEC deve manter o foro apenas para o presidente da República e para o presidente dos demais poderes no Supremo Tribunal Federal.

Já os casos de deputados federais iriam para os tribunais regionais federais, com possibilidade de recorrer ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) e o Superior Tribunal Federal (STF).


Leia mais

Ministros do STF sugerem que quartéis e escolas militares ensinem que não existe intervenção militar na Constituição

Câmara aprova projeto das ‘saidinhas’ de presos em feriados



A proposta de emenda à Constituição (PEC) pode ser apresentada desde que os parlamentares consigam reunir na Câmara dos Deputados, no mínimo, 171 assinaturas.

A oposição retoma o tema ao mesmo tempo em que o STF debate o assunto. O ministro Gilmar Mendes votou hoje num caso que pode ampliar o entendimento do foro privilegiado e manter os inquéritos dos políticos no Supremo, mesmo após o fim do mandato.

O julgamento está no plenário virtual e os ministros têm até o dia 8 de abril para protocolar seus votos – um dia antes do previsto para a apresentação da PEC no Congresso. “Quem legisla somos nós, não os ministros do STF”, disse Cavalcante à CNN.

A ampliação ou restrição do foro privilegiado pode afetar os casos envolvendo Jair Bolsonaro e diversos deputados de oposição. Advogados do ex-presidente argumentam que inquéritos como a falsificação do cartão de vacina e outros deveriam ir para a primeira instância.

Fonte: CNN Brasil

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *