Connect with us

Amazonas

Deputado Thiago Abrahim pede a Construção de Cinco Hemonúcleos no Interior do Amazonas

Published

on

Manaus (AM) – O deputado estadual Thiago Abrahim (União Brasil) solicitou ao governo do estado, através de requerimento, a construção de Hemonúcleos nos municípios de Itacoatiara, Parintins, Nhamundá, Maués e Silves.

“Precisamos buscar desburocratizar cada vez mais os serviços. A construção dessas unidades no interior vai ampliar a oferta dos serviços oferecidos pelo Hemoam, além de descentralizar alguns atendimentos atualmente realizados de forma exclusiva em Manaus”, concluiu Abrahim.

Os hemocentros ou hemonúcleos são unidades descentralizadas da Fundação Centro de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) que ficam localizados no interior do estado e contam com toda a estrutura necessária para a realização de exames laboratoriais de baixa e média complexidades, assim como coleta de sangue, diagnóstico, fracionamento e transfusão de sangue, entre outros serviços de saúde.

De acordo com o parlamentar, a construção dos Hemonúcleos fortalece a rede de serviços de hemoterapia nos municípios do Amazonas, além de facilitar o acesso, evitando que pacientes e doadores precisem se deslocar até a capital para tratamentos.

HEMOAM Amazonas

A primeira unidade da Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) do interior do estado foi inaugurada em junho de 2022 no município de Coari (a 363 km de Manaus). Segundo o governador do Amazonas, Wilson Lima (União), o objetivo é construir hemonúcleos em mais 7 municípios do interior.

Atualmente, está em implementação a construção do Hemonúcleo de Tabatinga (1.106 km de Manaus) que deve atender toda a população da região do Alto Solimões.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *