Connect with us

Amazonas

Divergência em nome do Viaduto “Rei Pelé” na Bola do Produtor gera Debate entre Vereadores de Manaus

Published

on

Na Câmara Municipal de Manaus (CMM foi discutido hoje (13) o projeto que dá nome ao viaduto localizado na Bola do Produtor, como Complexo Viário Edson Arantes do Nascimento: O Rei Pelé. Para alguns parlamentares, a obra deveria homenagear um feirante ou uma pessoa relevante para a sociedade amazonense.

A proposta do vereador Luís Mitoso (PRTB) presta homenagem ao renomado jogador de futebol Pelé, que faleceu em 29 de dezembro de 2022, às vésperas do lançamento da obra do viaduto em 3 de janeiro.

Alguns vereadores questionam a proposta por entenderem que a obra do complexo viário não tem conexão com a carreira do futebolista, que visitou a cidade poucas vezes. Para Carpê Andrade (Republicanos), a homenagem seria mais apropriada caso se tratasse de um complexo esportivo.

Rodrigo Guedes (Podemos) argumenta que, ao analisar as publicações da Prefeitura e dos parlamentares, nota-se uma grande quantidade de comentários negativos sobre o nome do viaduto que será construído ao lado da Feira do Produtor, em substituição à Bola do Produtor.

O parlamentar alega que seria importante manter o nome de “Viaduto do Produtor” ou colocar o nome de alguma autoridade ou pessoa relevante dentro do contexto amazonense.

Antônio Peixoto (Agir) ressaltou que muitas ruas e edifícios em Manaus são nomeados em homenagem a pessoas que nunca visitaram a capital. Ele mencionou o exemplo do viaduto no cruzamento da Recife com a Darcy Vargas, que leva o nome de Miguel Arraes, um ex-governador pernambucano. O vereador acredita que não há problema em ter um viaduto com o nome de Rei Pelé, que inclusive recebeu o título de cidadão amazonense em 1971.

Obras do Viaduto

A ordem de serviço do empreendimento foi assinada pela Prefeitura de Manaus e Governo do Amazonas no dia 3 de janeiro para início imediato. No entanto, as obras só começaram em agosto.

Com um orçamento de R$ 82,8 milhões, o viaduto promete ser a maior intervenção viária da cidade, ligando os anéis Leste e Sul. O objetivo é proporcionar uma melhor fluidez no trânsito para quem transita nas proximidades do bairro Jorge Teixeira e do Terminal 4, o T4, na Zona Leste.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *