Estudo aponta aumento na polarização entre Lula e Bolsonaro nas redes sociais

Estimated read time 3 min read

Brasília (DF) – A disputa entre apoiadores de Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas redes sociais está atingindo níveis comparáveis aos do período eleitoral, de acordo com um levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro para Regulamentação da Inteligência Artificial (IRIA), em parceria com a plataforma de monitoramento virtual Zeeng.

O estudo aponta um aumento significativo na polarização e na tensão política entre os grupos de esquerda e direita nos últimos meses, alimentados por eventos políticos e sociais. Esse cenário tem gerado debates acalorados e uma maior fragmentação da sociedade em termos ideológicos, especialmente nas redes sociais.

A análise considerou as interações e postagens no Facebook, Instagram e YouTube desde o início do ano até o dia 10 de março. Em termos de “ativo social” – a soma do número de seguidores nas três redes, considerando as perdas – Bolsonaro obteve um acréscimo de 245 mil novos perfis em suas contas, enquanto Lula perdeu 38,8 mil.

Quanto ao volume de postagens, o atual presidente foi mais ativo, sendo responsável por 66% das publicações. No entanto, Bolsonaro alcançou um engajamento maior, com picos de 372.136 interações em postagens no Instagram, enquanto Lula atingiu no máximo 55.996.

As publicações que impulsionaram esses números variaram. Lula teve mais visibilidade em publicações relacionadas ao seu ato na Avenida Paulista, em São Paulo, em 25 de fevereiro, onde defendeu-se de denúncias, além de posts sobre a crise diplomática entre Brasil e Israel. Por outro lado, Bolsonaro tem se concentrado em temas como agendas oficiais e momentos pessoais, como um banho de mar na Restinga de Marambaia, no Rio de Janeiro.

Um fenômeno interessante observado durante a análise foi a polarização mais acentuada em determinadas regiões do país, especialmente no estado do Paraná, onde a disputa política é mais acirrada. Isso se deve em parte à disputa entre direita e esquerda pela possível vaga no Senado, que poderá ser aberta com uma eventual cassação do mandato do atual senador Sérgio Moro (União Brasil).

Em abril, o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) julgará uma ação apresentada pelo PL e pelo PT contra Moro por abuso de poder econômico no período pré-eleitoral.

Diante desse contexto, fica evidente a necessidade de uma compreensão mais profunda das dinâmicas digitais e políticas para a construção de uma sociedade mais inclusiva e democrática. A polarização política não apenas influencia o debate público, mas também molda a percepção da realidade e afeta o processo decisório.

Com informações da CNN

Leia também

Mais do autor

+ There are no comments

Add yours