Connect with us

Brasil

Omar e Eduardo são os destaques do AM no Prêmio Congresso em Foco

Published

on

Brasília (DF) – Os senadores Omar Aziz (PSD) e Eduardo Braga (MDB) foram os dois senadores do Amazonas mais bem avaliados no Prêmio Congresso em Foco. A premiação ocorreu na noite dessa quinta-feira (21), em Brasília. O senador Plínio Valério (PSDB) não ocupou posição de destaque na premiação, ficando de fora dos cinco melhores em todas as categorias, informou o Amazonas1.

O Prêmio Congresso em Foco é considerado o mais importante da política brasileira. A edição deste ano premiou 25 deputados e os 15 senadores que mais se destacaram positivamente no exercício do mandato ao longo do ano.

Também foram agraciados os cinco deputados e os cinco senadores mais votados por cada região.

Omar foi escolhido pelo público da internet como o parlamentar de destaque na Região Norte, pelo trabalho em defesa da manutenção da Zona Franca de Manaus (ZFM) e da preservação da Amazônia.

O senador ganhou notoriedade nacional ao presidir a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), que investigou a gestão da pandemia no Brasil. Foi após pressão, por meio da CPI, que o governo federal agilizou a compra de vacinas.

(Fonte: Congresso em Foco)

Nas redes sociais, o senador relembrou que foi apontado como o melhor governador do Brasil em 2013. “Estou cumprindo o papel para o qual fui eleito pelos amazonenses. Sigo com o compromisso, com a transparência, a ética e o trabalho incansável pelo povo do Amazonas e do Brasil. Continuaremos firmes na busca por um país melhor. Muito obrigado!”, disse.

Júri especializado

Outro parlamentar do Amazonas premiado, na quinta colocação, foi o senador Eduardo Braga. O emedebista foi premiado entre os cinco melhores senadores na avaliação do júri especializado do Prêmio Congresso em Foco 2023. No segundo mandato como senador do Amazonas, atualmente, Braga é relator da PEC 45/2019 na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

(Fonte: Congresso em Foco)

Antes mesmo de aprovar seu plano de trabalho para tramitação da reforma tributária na CCJ, Braga antecipou que a Zona Franca de Manaus será preservada no texto que foi da Câmara e deverá passar apenas por ajustes finais no Senado. Nas redes sociais, o senador compartilhou que estava na expectativa para o anúncio da premiação.

Sobre o Prêmio Congresso em Foco

Puderam concorrer ao prêmio os deputados e senadores com pelo menos 60 dias de mandato em 2023; não respondiam a processos de improbidade administrativa nem a acusações criminais perante o Judiciário; e nem tivessem feito, por meio de atos e declarações, apologia da tortura, da violência ou de outras práticas em flagrante confronto com o Estado Democrático de Direito e o respeito aos direitos humanos.

Criado em 2006, o prêmio é uma iniciativa do Congresso em Foco e tem como finalidade distinguir os melhores parlamentares do Congresso Nacional e estimular a cidadania.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *