Deputado propõe isenção de taxa em Concursos Públicos para Doadores de Órgãos

Estimated read time 1 min read

Manaus (AM) – O projeto visa isentar doadores de sangue, rins e partes de órgãos como pulmão, fígado e medula óssea do pagamento de taxas de inscrição em concursos públicos. A proposta do deputado estadual Thiago Abrahim (União Brasil) tem como objetivo incentivar as doações no Amazonas e estender esse benefício a concursos estaduais, incluindo os poderes Legislativo, Executivo, Judiciário e universidades.

Para ser elegível à isenção da taxa, os doadores de sangue deverão comprovar pelo menos três doações no período de 12 meses, por meio de documentos emitidos por entidades coletoras ou órgãos credenciados. Já os doadores de órgãos como rins, pulmão, fígado e medula óssea serão identificados por documentos oficiais da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas.

O Brasil já é o segundo país que mais realiza transplantes no mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. Em 2021, foram cerca de 23,5 mil procedimentos, incluindo transplantes de rins, fígado, coração e pulmão. O país possui mais de 600 hospitais autorizados para realizar transplantes.

Júlio Gadelha http://ovies.com.br

Estudante de Jornalismo graduado em Marketing: Explorando o caminho brasileiro da Democracia e da Política.

Leia também

Mais do autor

+ There are no comments

Add yours