Connect with us

Amazonas

Professores e pedagogos aceitam reajuste de 4,5% proposto pela Semed

Published

on

Manaus (AM) – Os professores e pedagogos da rede municipal aceitaram neste sábado (17),  a proposta final de reajuste salarial de 4,5% para a data-base deste ano, feita prefeito David Almeida (Avante). A proposta foi aceita após o Sindicato dos Professores e Pedagogos de Manaus (Asprom/Sindical) convocar os profissionais da educação para uma assembleia geral extraordinária.

Participaram da assembleia professores e pedagogos sindicalizados e não-sindicalizados, e os aposentados da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Os professores pediam 15% de aumento, mas a secretaria ofereceu, no primeiro momento, 3,83% de reajuste. Os professores recusaram e enviaram uma contra proposta.

Coordenador-jurídico da Asprom Lambert Melo disse que as negociações com a Semed encerraram. “Nós tivemos uma audiência com a secretária municipal, Ducineia Almeida, na quinta-feira, onde ela apresentou a proposta definitiva para os professores da Semed – e essa proposta definitiva, que é de 4,5% de aumento salarial foi analisada hoje, na assembleia geral. Essa assembleia decidiu pela aceitação da proposta apresentada pela prefeitura”, disse o professor.

Segundo Lambert, na segunda-feira (19), o sindicato vai encaminhar o resultado da assembleia para a Semed. “Ainda pela parte da manhã, nós vamos estar encaminhando para a Secretaria Municipal de Educação, o resultado da assembleia – decisão que foi tomada, para que, imediatamente, nós possamos assinar o acordo com a Semed a respeito desses 4,5% de aumento salarial e para que logo, em seguida, seja feito o projeto de lei, encaminhado para a câmara dos vereadores, para que seja aprovado para eu seja pago ainda no salário de junho”, disse o coordenador.

No dia 2 de junho, a Semed apresentou aos profissionais de educação a proposta de reajuste salarial de 4,5% para a data-base deste ano, percentual acima da inflação.

Segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), a inflação acumulada nos últimos 12 meses foi de 3,83%. Somado às datas-bases pagas pela prefeitura na atual gestão, desde 2021, a recomposição salarial da categoria chega a 30,61%.

Fonte: Amazonas 1

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *